Seja bem vindo ao mundo infantil da sustentabilidade!! Aqui você encontrará: informações, vídeos, atividades voltadas para o meio ambiente. Você verá que cuidar do nosso planeta pode ser muito divertido!!
RSS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Brincando com sustentabilidade!!

Brincando com sustentabilidade!!

A cidadania ecológica vai além da cidadania participativa, como uma imposição, é um dever de interagir em todos os aspectos que envolvem o meio ambiente.     
O brilhante autor Fagúndez[1] esclarece: “Cidadania ecológica é a cidadania da responsabilidade. Vale dizer, da responsabilização de cada um e de todos para com o futuro da humanidade. A cidadania tradicional tem uma preocupação com os direitos, sem visualizar a necessidade efetiva de cada ser humano sobre a face da terra para que se tenha uma sociedade melhor para todos”
O que se pretende através do desenvolvimento sustentável é a construção de uma política que visa à durabilidade da sadia qualidade de vida, não somente focada na gestão ambiental no espaço, mas sim no tempo. O que se pretende através do desenvolvimento sustentável é a construção de uma política que visa à durabilidade da sadia qualidade de vida, não somente focada na gestão ambiental no espaço, mas sim no tempo.O próprio mercado tem valorizado os estudos ambientais, como o ranking de empresas sustentáveis da Bovespa,que oferece taxas de juros mais baixas a estas empresas, valorização da marca, entre outros. Em suma, os estudos ambientais são uma forma eficiente de comunicar sustentabilidade, traduzindo estas medidas em benefícios concretos.[2]
Todos podemos ser educadores ambientais, mas infelizmente ainda são poucos que aderem esta causa, buscar por diferentes meios a introdução da sustentabilidade no nosso dia a dia é um desafio, mas com certeza a principal contribuição virá  dos cidadãos que são considerados o futuro nação – as crianças.
“Atualmente, mais do que nunca, precisamos de imaginação e criatividade de todos para que a Sociedade
atravesse uma transformação maciça, necessária ao surgimento de uma Sociedade Planetária”. (Margaret
Mead)
Bons exemplos são para serem seguidos e destacados, principalmente os são relacionados a educação e conscientização ambiental.  Assim com intuito de divulgação seguem abaixo ótimos exemplos de cidadania:
Loja tem brinquedos de vários materiais e para crianças de diferentes idades
brinquedos sustentáveis
A loja de brinquedos virtual Tuktuk Mamamuk, tem três mandamentos principais: fazer bem às crianças, fazer bem ao planeta e fazer bem às pessoas (responsabilidade social). Com isso, inaugaram a loja esse mês, colocando brinquedos sustentáveis para várias idades a venda.
Segundo Nadine Wassmer, da Tuktuk Mamamuk, falar sobre sustentabilidade com as crianças e não praticar ativamente não basta.
“Temos preocupação com qualidade, respeito ao próximo e ao meio ambiente e acreditamos que nossos brinquedos pela sua forma de produção e pela brincadeira que proporcionam podem tornar esses conceitos palpáveis para as crianças”, comenta.
Ligamundos traz para o país brinquedos com tecnologias e materiais sustentáveis
Brinquedos sustentáveis incentivam educação infantil
Com pouco tempo de vida, a distribuidora de brinquedos Ligamundos tem um objetivo bem claro: oferecer para o mercado brasileiro produtos educativos, atraentes para o público infantil e sustentáveis.
Marcelo Wassmer, sócio da empresa, comenta que um dos maiores desafios foi conseguir achar produtos que tinham as características e que ainda tinham um preço competitivo. Isso porque a produção desses brinquedos no Brasil é muito pequena e a taxa de importação tornava o preço de alguns objetos ou marcas impraticáveis.
“Queriamos brinquedos com a nossa proposta: a criança aprende brincando e desenvolve o raciocínio lógico”, cometa Marcelo.
Peças são feitas em madeira reflorestada e pintadas com tintas atóxicas
Brinquedo sustentável é desenvolvido por aluna de Design
“O brinquedo mostra para as crianças, mesmo de forma indireta, a importância da responsabilidade ambiental e resgatar a proximidade com a natureza”, comenta Amanda.
Roda Roda Animal se diferencia justamente por isso, já que vários brinquedos são feitos de plástico e impedem uma maior experiência sensorial.
Para Amanda, preocupações ambientais já deixaram de ser parte de alguns projetos e já foram incorporadas à toda uma indústria, sendo pensada desde o início de cada projeto.
“A criação de produtos sustentáveis trazem o apelo da conscientização, prazer esse que vai além das funções do produto e também criar uma conexão emocional ente o consumidor e a sustentabilidade, que é um grande desafio”, diz Amanda.

Escola de ensino de línguas para crianças faz projeto sustentável
A sustentabilidade deve fazer parte da vida de todas as pessoas, inclusive das crianças. Por isso, o Dice English Course, curso de inglês especializado no ensino de línguas para crianças, dá um grande exemplo de como a sustentabilidade por ser aplicada em várias disciplinas. Por meio de atividades interativas, o curso conscientizou as crianças sobre a preservação do meio ambiente e o consumo de alimentos sustentáveis.
As crianças apresnderam sobre armazenamento de alimentos, plantações rotativas e até a edição de livros sobre alimentação, sempre em inglês. O projeto de agricultura orgânica inclui também plantações hidropônicas.

[1] http://www.consultoriaambiental.com.br/Estudos-Ambientais/Estudos-Ambientais.asp, acessado em 22/06/2010
[1] FAGÚNDEZ, Paulo Roney Ávila. O direito e a hipercomplexidade. LTR: São Paulo, 2003.
CAMILA RATCOV FRANCO

1 comentários:

Elizeu Ribeiro disse...

Parabéns a Senhorita pelo trabalho efetuei uma pesquisa para um trabalho sobre sustentabilidade para minha filha e encontrei varias peças do quebra cabeça.

Postar um comentário


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

ADOTE!!

ADOTE!!

AJUDE!!

AJUDE!!