Seja bem vindo ao mundo infantil da sustentabilidade!! Aqui você encontrará: informações, vídeos, atividades voltadas para o meio ambiente. Você verá que cuidar do nosso planeta pode ser muito divertido!!
RSS

segunda-feira, 2 de maio de 2011

POR QUE FEVEREIRO TEM 28 DIAS?








POR QUE FEVEREIRO TEM 28 DIAS?


        Por volta do século 6 a.C, o rei Tarquínio reformulou o calendário romano, adicionando mais dois meses, assim o calendário que antes possuía 10 meses, passou a ter 12 meses. Ocorre que nesta época o calendário era de janeiro a fevereiro, assim diferente de hoje o último mês do ano era o mês de fevereiro. Como o calendário foi baseado nas mudanças da fase da Lua, para facilitar a distribuição dos dias, fevereiro por até então ser o último mês do ano, ficou com apenas 28 dias. Há quem diga que isso aconteceu também pelo fato de o mês de fevereiro na época coincidir com o inverno que representava maior risco de doenças, até mesmo o nome fevereiro, coincide com a palavra febre, assim deixar o mês mais curto era uma forma de demonstrar que não se gostava daquele período. (segundo o astrônomo Roberto Bockzo, do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP.)
E por que a cada 4 anos fevereiro ganha 1 dia a mais?
        Você já deve ter notado que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais -passa de 28 para 29 dias-, e é claro que há uma boa razão para isso. O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano.


        Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora exatamente 365 dias, 6 horas, 41 minutos e 59 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as 6 horas, 41 minutos e 59 segundos que sobravam?
        Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (deixaram para lá os 41 minutos e 59 segundos).
Faça as contas:
6 horas do 1º ano + 6 horas do 2º + 6 horas do 3º + 6 horas do 4º ano = 24 horas
Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.

Por que o nome bissexto?
        O imperador Júlio César alterou o calendário de novo - agora tendo por base o ciclo solar, e o ano passou a contar com 365 dias, sendo que fevereiro ganhou mais um dia, ficando com 29. Mas a fartura durou pouco. Mais tarde, César Augusto assumiu o poder e, para homenageá-lo, o Senado rebatizou o oitavo mês de agosto. Só que agosto tinha 30 dias, e pegaria mal o novo soberano ter seu mês com menos dias do que o de outro – Júlio César já tinha um mês em sua honra, julho, com 31 dias. Assim, decidiu-se que agosto teria 31 dias. Para isso, tirou-se um dia do infeliz fevereiro, que voltou a ter somente 28, ganhando um diazinho a mais apenas nos anos bissextos.
       E chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.

     

1-           Figura 2

2-                                                              

                                   

1-   Translação é o movimento que a Terra faz em torno do Sol
2-   Rotação é o movimento que a Terra faz ao girar em torno de seu próprio eixo no sentido anti-horário



                                    Vídeo interessante:



 
 
 


0 comentários:

Postar um comentário


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

ADOTE!!

ADOTE!!

AJUDE!!

AJUDE!!