Seja bem vindo ao mundo infantil da sustentabilidade!! Aqui você encontrará: informações, vídeos, atividades voltadas para o meio ambiente. Você verá que cuidar do nosso planeta pode ser muito divertido!!
RSS

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CRIATIVIDADE E RECICLAGEM!!


 
VAI JOGAR ALGUMA COISA FORA?

COM CRIATIVIDADE PODEMOS APROVEITAR MUITA COISA VEJA:

cds.JPG
Já falamos anteriormente das caixas e o seu uso para guardar coisas das quais não queremos abrir mão e elas também sempre ficam bem como decoração. Hoje temos elas em uma versão simples e divertida. Vamos usar caixas de CD para formar um módulo em forma de cubo. É ideal para o quarto das crianças e seguramente os ajudará a ter as coisas um pouco mais organizadas guardando nelas o que quiserem.
Materiais necessários para uma caixa:
5 caixas de CD (Se bem um cubo tem 6 caras, como uma das caixas fará de porta frontal, são necessárias unicamente 5 caixas).
Cola quente
Passo-a-passo:
É um trabalho muito simples, o primeiro que você deve fazer é separar as tampas de 4 caixas de CD. Fique com as partes onde os CD ficam encaixados. Agora tudo o que você tem a fazer é encastrar as caixas entre si; você pode ir colando elas com a cola quente para que não se desmanche. Lembre-se de usar uma caixa de CD inteira; coloque a tampa transparente para cima. Pronto!
Não disse que era simples?
Uma boa coisa a ter em mente na hora de fazer este artesanato é que você poderá encontrar caixas de diferente largo e cor, você pode brincar com este fato e dar diversidade à criação de caixas. E uma dica ainda mais importante, se você planejar fazer muitas caixas, é melhor comprar as caixas ao varejo e assim será mais barato.
Temos aquí um outro uso para as caixas de CD, espero gostem.
cds1.JPG

Casa de Passarinho feita com caixas de CD
Casa de Passarinho feita com caixas de CD
Um boa idéia para aquelas caixinhas que você deixa jogada pela casa já que colocou os cds em estojos. Eu ainda prefiro as caixinhas de cd e não essas fininhas que tem por aí, com elas eu consigo escolher o cd só olhando os nomes na lateral embora dê trabalho ficar fazendo capinhas


CARTEIRA - Material Necessário:
- 1 caixa de leite vazia e limpa
- 1 pedaço de manta acrílica (de 25 x 35 cm)
- 2 retalhos de tecido estampado (de 25 x 35 cm cada)
- 1 m de viés preto
- Botão grande
- 30 cm de elástico redondo e preto
- Cola instantânea
- Cola para tecido
- Cola branca
-Tesoura
- Linha branca
- Agulha grossa

Como Fazer
Artesanato com caixa de leite
Abra a caixa de leite e limpe-a bem. Passe cola branca no lado colorido da caixa e grude a manta acrílica. Espere secar por cerca de 20 minutos

Artesanato com caixa de leite
Com a cola de tecido, grude um pedaço do retalho de tecido estampado por cima da manta acrílica e outro do lado prateado. Corte as sobras, deixando o tecido e a manta bem rentes à caixa

Artesanato com caixa de leite
Dobre tudo no sentido do maior lado do retângulo, sem marcar muito. Arredonde as pontas de apenas um dos lados. Abra o retângulo novamente

Artesanato com caixa de leite
Agora dobre a peça no sentido do lado menor. Forme a bolsa, deixando duas partes do mesmo tamanho e a ponta arredondada por cima. Costure as laterais das partes de tamanho igual. É aqui que seus pertences serão guardados, por isso deixe bem preso

Artesanato com caixa de leite
No centro da parte arredondada, faça um furo com a tesoura

Artesanato com caixa de leite
Use a cola de tecido para arrematar as bordas com o viés preto. Passe as duas pontas do elástico dentro do furo. Faça um nó grosso do lado de dentro. Para aderir melhor, use cola instantânea

Artesanato com caixa de leite
Do outro lado, costure um botão grande em cima do furo do elástico. Se quiser, fixe-o melhor com cola.
Experimente fazer essa bolsa com tecidos variados, tente usar patchwork e coloque uma alça para fazer outros modelos.
Artesanato com caixa de leite

estrella-de-rollo-de-papel.jpg
Quando você está planejando uma festa muitas vezes o mais complicado é o tema da decoração; e pensando nisso hoje temos estas flores decorativas simples de confeccionar e que sem lugar a duvidas darão um toque super especial à sua festa! E como se isso não bastasse, elas são muito econômicas.
Os materiais que você irá precisar são:
Rolos de cartão de papel higiênico
Tesouras
Prendedores de madeira
Tinta branca em aerosol
Cola
Purpurina
Papel de jornal
Passo-a-passo:
O primeiro passo é cortar o rolo de papel higiênico em 5 partes iguais; dobre eles pela metade, marcando-os e dando forma às pétalas. Coloque uma gota de cola em um dos lados de cada pétala y cole-os entre si, segure-os com os prendedores de madeira (do tipo que usamos para pendurar a roupa).
estrella-de-rollo-de-papel1.jpg
Quando a flor secar, retire os prendedores e coloque-a encima de uma folha de jornal. Pinte a flor com a tinta em aerosol cuidando para pinta bem ambos lados, o de fora e o de dentro; antes de que a pintura seque, jogue por sima da flor a purpurina. Depois simplesmente resta tirar o excesso de purpurina, decorar a festa e...


reciclagem infantil
Você vai precisar de uma caixa grande de papelão, 4 garrafas de refrigerante de 2 litros, um rolo vazio de papel alumínio, 4 potes de iogurte pequenos, palitos de sorvete, barbante, uma caneta, cola, tesoura sem ponta e fita adesiva.

reciclagem infantil
Com a caneta faça 4 círculos contornando a base da garrafa, um em cada canto da caixa. Em seguida recorte os círculos.

reciclagem infantil
Corte totalmente 3 das 4 abas da caixa de papelão. Dá que sobrar, corte apenas os lados deixando o centro com cerca de 10 cm.

reciclagem infantil
Na lateral da caixa, exatamente sobre o que restou da aba, recorte um retângulo um pouco menor do que ela. Cole os palitos de sorvete e, com a fita adesiva, cole o barbante.

reciclagem infantil
Corte o rolo de papelão em duas partes iguais e cole conforme a figura.

reciclagem infantil
Encaixe as garrafas e cole os potinhos de iogurte entre elas. Está pronto! Para finalizar, você pode personalizar colando desenhos com cola branca, assim o material poderá ser reciclado industrialmente no futuro.

reciclagem infantilLembre-se que o que sobrou ainda rende outras brincadeiras. Se for descartar, faça corretamente. Veja aqui locais de entrega dos recicláveis.

fonte: http://www.bugigangue.com.br/



RELÓGIO FEITO COM CD





Esta é uma idéia divertida decoração que vai custar muito pouco e vai ajudar a reutilização coisas que você já tem em casa!
Será que alguém aí tem idade, CD's riscados que já não pode ser usado? Não os jogue fora ... que tal transforma-los em relógios CD!
Isso seria ótimo em vários lugares, incluindo no quarto. Esse projeto na verdade começou com a idéia de fazer um relógio . Eram tão rápido e divertido de se fazer que acabou por ser um projeto 3-relógio mostrando alguns fusos horários diferentes ;)
Vamos começar!
Etapa 1: Reúna seus fornecimentos. Você vai precisar de: Papel scrapbook, Mod Podge, escova esponja, CD, máquina de lavar metal, e kit de relógio. Se você quiser montar o relógio em uma placa, você também vai precisar de resíduos de madeira em qualquer tamanho. O "lettering" no conselho veio de adesivos fornecimento scrapbook.
Passo 2: Trace o CD em papel scrapbook.
Passo 3: Corte de papel ao longo das linhas traçadas e aplicar "Mod Podge(cola)" na parte de trás comum pincel de esponja.
Passo 4: Coloque o papel no CD e suavizar as bolhas. Se o papel se sobrepõe a um CD, que é pouco ok. Basta pegar um pedaço de lixa e suavizar as bordas. Se você quiser adicionar mais camadas de papel, agora é a hora de fazer isso.
Passo 5: Escove suavemente outra camada de "Mod Podge" sobre os papéis para selá-los e fazer um bom acabamento. Suavizar as bolhas neste momento, também. A cola vai secar claro.
Passo 6: Deixe a cola secar. Aqui está uma dica extra para montar o relógio juntos!

Arte e Reciclagem - Professor Sassá
Vamos criar uma Vaquinha Porta-retrato,
muito legal e fácil o material é CDs e Eva...

Mais ideias para criar com cd - sinal, relógio,
porta canetas, porta pincéis, enfeites, brincadeiras ....


Vidros
 Você pode usar potinhos de vidro maionese, geléias, doces ...
limpe-os bem, encaixe as fotos e vire-os para baixo.
{ Revista Vida Simples.}
Tampinhas de garrafa metal ou plastico, encapadas com fuxicos que servem como apoiadores de panelas.
Você pode mudar o formato e montar o desenho que quiser.

Pacote-presente
 pacotinho-presente com rolo de papel higiénico

1) uso de um rolo de papel higiénico, mas também se pode utilizar um rolo de papel de cozinha.

2) Pegamos o rolo e apertamos, de forma a ficar achatado. A ideia é criar dois vincos.


3) Voltamos a dar um pouco da forma original ao nosso cartão, apertando ligeiramente pela zona dos vincos. A seguir, e com a ajuda dos dois polegares,  empurramos para dentro uma das laterais. O cartão rapidamente começará a ceder e formará uma pequena aba.
4) Aplicamos a mesma estratégia na outra lateral, que acabará por dobrar sobre a primeira.

5) A mesma ideia deverá ser aplicada na outra extremidade do rolo. As dobragens do cartão devem ser feitas no mesmo sentido das anteriores, para que tudo fique perfeito.

6)Por fim, e para tornar o nosso pacote mais engraçado, decora-lo com restos de material que temos por casa.
foto

Reciclagem e decoração - Porta revistas/livros de Caixas de cereal

Pegue uma caixa de cereal e é só cortar na diagonal e encapar com uma papel bem bonito! Créditos ao autor.

Reciclagem com Latas de alumínio e pregadores

Você vai precisar de  latinhas de atum e pregadores de roupa.



PORTA- GUARDANAPO
Materiais utilizados:Seis garrafas PET de 600 ml transparente
Seis argolas de madeira de cortina
Fio encerado na cor preta
Fio de náilon
Contas de acrílico coloridas
Verniz vitral nas cores: vermelho-fogo, laranja, amarelo-cádmio, verde-folha, azul- turquesa e rosa
Verniz de brilhante
Cola instantânea
Tesoura
Vela
Estilete
Agulha de crochê
Caneta para marcar CD
Pincel chato 
Argola de metal 3,5 cm de diâmetro
Argola de chaveiro
Miçangas coloridas
Alicate de corte
Onde encontrar:Equipe Kazari - www.kazarinteriores.blogspot.com
Passo a Passo
Porta-guardanapos de PET


Decoração com Reciclagem

Reciclagem com Lâmpadas
Com lâmpadas queimadas em casa é uma ótima opção de começar a reciclar fazendo esculturas. Veja os exemplos das fotos, basta amarrar as bases das lâmpadas e você terá belas esculturas.
Utilize lâmadas de vários tipos e formatos
Fonte:http://www.reciclagemfacil.com.br

Dicas de Reciclagem artesanato

Reciclagem em potinhos de vidro
Faça laço e embalagem de presente com jornal e revista
Magazine-bow-finished
Porta lápis de latinha
Olha que lindo!!! Decoração feito com canudinho de jornal
se você procura praticidade para o dia a dia, aqui vai uma ótima solução:
Divisor de gaveta feito com papelão
drawer_dividers 
 aqui está o que você precisa:
-Papel de embrulho
-Trena
- papelão
-Fita dupla face
-Régua
-, borda reta do metal, corte,  tesoura
1. 1. Medir o interior de sua gaveta (aqui é de 25 "x 14" e 5 "de profundidade).
2. 2.  Cortar um pedaço de Papel de embrulho do tamanho, coloque-o em sua gaveta, e cole com alguns pedaços de fita dupla face.
drawer2
3. 3. : com base no tamanho da gaveta, cortar dois pedaços de papelão para os divisores: um medindo 25 "x 5" e outro medindo 14 "x 5". em seguida, cortar 2 1 / 2 cortes no centro de cada peça para que eles fiquem juntos.
drawer3
4. 4.  colocar o cartão na gaveta e carregar suas coisas de forma organizada.
lâmpadas queimadas formam uma linda decoração com um pouco de glitter

Fonte:http://www.squidoo.com/

4 comentários:

Nina 8) disse...

Adorei! Vou fazer em minha casa!

lilia disse...

Bellissimi i cd riciclati !!! Complimenti !

Unknown disse...

adorei seu blog ...mto lindo seus artesanatos

Unknown disse...

Adoramos seu blog

Postar um comentário


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

ADOTE!!

ADOTE!!

AJUDE!!

AJUDE!!